Obama promete não derrotar Estado Islâmico antes de deixar o cargo.


A entrevista do Presidente Obama com NPR coletou uma série de ponderações por causa de seus comentários sobre Donald Trump. Mas suas declarações sobre o Estado Islâmico também foram notáveis.

Num determinado ponto da entrevista, na NPR. Steve Inskeep pediu a Obama que dissesse o seu conselho para o seu sucessor.

Depois de reiterar pela enésima vez que a sua “estratégia” contra Estado Islâmico está em curso, Obama disse: “Esperemos pelo tempo que eu entregar as chaves, nós fizemos o tipo de progresso que eu estou esperando.”

Que tipo de progresso que é esse?

“Eu acho que teremos feito progresso significativo na degradação do Estado Islâmico até lá”, disse ele.

Obama poderia, eventualmente, colocar a fasquia mais para baixo do que isso?

Seus outros comentários foram mais mal reconfortantes.

No ataque em San Bernardino, Obama disse: “É algo que nós conhecemos que poderia acontecer por algum tempo e… algo que temos algumas pessoas de inteligência incrivelmente eficazes que trabalham a cada dia.”

Sério? Incrivelmente eficaz? Todo dia? Então, como eles perderam o casal terrorista debaixo de seus narizes?

Obama também afirmou que a ansiedade do público sobre futuros ataques terroristas em solo americano é culpa da mídia, porque “a mídia está buscando classificações”, exagerando o risco.

Incrivelmente, Obama estaria admitindo contudo um fracasso quando se trata do Estado Islâmico: Que ele não se gabou o suficiente sobre a sua estratégia anti-Estado Islâmico incrivelmente bem sucedida.

“Eu acho”, disse ele, “que não é uma crítica legítima do que eu tenho vindo a fazer e nossa administração tem vindo a fazer no sentido de que não temos, você sabe, em uma base regular… descrito todo o trabalho que temos vindo a fazer há mais de um ano para derrotar o Estado Islâmico.”

Espera. Não era o seu objetivo “fazer progressos na degradação do Estado Islâmico”?

Bem, pelo menos podemos ter certeza de que ninguém tem um plano melhor do que Obama, já que ele disse isso várias vezes em sua entrevista.

Claro, há uma abundância de outros planos lá fora, que não são de Obama. Um dos seus altos ex-assessores de inteligência detalhou um recentemente que parece bastante credível.

Obama apenas não considera qualquer plano alternativo como legítimo se não acontecer exatamente da forma com que ele está fazendo agora.

Mas Obama dá crédito aqui. Pelo menos ele está dando ao seu sucessor justa advertência de que ele ou ela ainda terá de lidar com o Estado Islâmico. Isso dá ao próximo presidente a abundância de tempo para descobrir como fazer mais do que “fazer progressos na degradação” de um inimigo mortal.

Autor: JOHN Merline

Traduzido para publicação em dinamicaglobal.wordpress.com

Fonte: news.investors.com